Audi Q8 já anda em testes antes do… "concept" brilhar em Detroit

O Audi Q8 é já muito mais que o simples "show car" com que a marca alemã vai abrilhantar o seu stand" do salão de Detroit, a partir da próxima semana, e com que ganhou o direito a alguns títulos mais sensacionalistas graças a dois desenhos revelados há alguns dias… Na verdade, isso é só o aperitivo para algo de muito mais real que já se encontra em plena fase de testes, nas paragens geladas da Escandinávia: o verdadeiro Audi Q8 que deverá chegar ao mercado dentro de aproximadamente um ano!

Ou seja, o que será desvendado no certame de Detroit será apenas um "concept" com motorização eléctrica – ou seja, será apresentado como um e-tron –, antecipando já com alguma proximidade o que serão as linhas definitivas do Q8. Que será, no dizer do presidente da Audi, Rupert Stadler, um segundo topo de gama da marca: "Pela forma como o mercado está a evoluir, vemos o Q8 a colocar-se ao lado do A8 como os nossos dois veículos de luxo".

O Q8 que foi descoberto em testes no recanto mais gelado do Planeta é construído sobre a mesma base do Q7, partilhando até a distância entre eixos. Terá, contudo, um vão traseiro mais curto, além de ser cerca de 70 mm mais baixo. Isso deve-se também à linha do tejadilho descendente que lhe transmite um ar mais dinâmico, além de toda a carroçaria ter detalhes que lhe darão uma imagem mais musculada. Nomeadamente s grandes entradas de ar dianteiras

Por outro lado, o Q8 estreará uma nova identificação visual dos produtos da Audi, com a nova grelha octogonal – neste caso com dominadoras barras verticais a aumentarem o efeito estético por se tratar do modelo maior – que diferenciará a gama de SUV (os "Q") das berlinas (os "A") que se manterão com a tradicional grelha hexagonal.

Também a nível mecânico o Q8 herdará muitos componentes do mais tradicional e familiar Q7, como o motor de entrada na gama, o 3.0 TDi. Mas terá também uma nova versão híbrida "plug-in", cujo sistema está a ser desenvolvido em conjunto com a Porsche e que permitirá uma autonomia em modo puramente eléctrico de mais de 50 km.

Ao contrário do Q7 que tem capacidade para sete ocupantes, o Q8 quer destacar-se pelo requinte do seu interior que servirá apenas para cinco. Terá também todas as mais recentes tecnologias e já deverá dispor da rede eléctrica de 48V que deverá ser estreada pela próxima geração do A8. O Q8 será fabricado em Bratislava (Eslováquia), na mesma linha de montagem do Q7. Mas antes, ainda sob a forma de protótipo e com alguns elementos de "show car" irá brilhar sob as luzes de Detroit!

Em destaque